SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA - EJA - TEMA: PÁTRIA
Sugestão de
atividades em sala de aula para - Ensino Fundamental II- EJA
LÍNGUA PORTUGUESA
e IDENTIDADE E CULTURA
Ø
O que é Pátria?;
Ø
O que é ser patriota, hoje no Brasil?;
Ø
O que é ser Cidadão brasileiro?;
Ø Cidadania- como colocá-la
em prática?;
Ø O que é ser cidadão
brasileiro?;
Ø O que é civismo?;
Ø A importância do voto;
Ø Exemplos históricos de
patriotismo no Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Ø
Produção de poesias;
Ø
Coro falado;
Ø
Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Ø
Interpretação de textos;
Ø
Palavras cruzadas;
Ø
Caça-palavras;
Ø
Exposição de textos e poemas;
ARTES E EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ø
Os símbolos Nacionais;
Ø
Hino Nacional;
Ø
A tela que representa a Independência do Brasil;
Ø
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasilllll), (Meu país de
Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari
Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Ø Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução
artística de alguns a partir de observação em Data show;
Ø Apresentação da tela que representa a independência
do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística
(desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Ø Com base na Música escolhida, pode ser feio uma
dramatização, dança ou peça teatral;
Ø Confecção de cartazes com mensagens exaltando o
Brasil;
Ø Ilustrar o Hino Nacional para exposição;
Ø Apresentação de grupos de alunos para canto de
músicas exaltando a pátria.
GEOGRAFIA,
CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O Estado brasileiro;
A vida do cidadão brasileiro do NORDESTE no século XIX;
Como vive a maioria dos Rondonienses, hoje no Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Norte? (destaque de
em aspectos ambientais e sócio-econômicos);
A importância da ocupação dos vales do Guaporé e Madeira para a definição
do espaço geográfico do Brasil;
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
Doenças que mais afetaram o povo do vale do Guaporé e Madeira no início
do povoamento dessas regiões;
Como as doenças que afetavam o colonizador dos vales do Guaporé e Madeira
eram tratadas?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro;
A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência;
A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística,
tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do
Eleitorado Brasileiro;
O Eleitorado nas
Regiões na Última Década;
Crescimento do
Número de Eleitores nos Estados;
Crescimento demográfico
no Estado de Rondônia;
Sugestão de
Atividades
Ø
Leitura de textos;
Ø
Pesquisa;
Ø
Montagem do mapa
da Região Nordeste;
Ø
Montagem do mapa
da Bahia e municípios, para exposição;
Ø
Confecção de
cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Ø
Trabalhar o mapa
do Brasil;
Ø
Trabalhar as
siglas dos estados brasileiros;
Ø
Montagem do Mapa
do Brasil para exposição;
Ø
Confecção de
Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Ø
Confecção de
cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do
Brasil;
Ø
Cartazes com
gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos
históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução
do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.
Outras Atividades:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
· Exposição do projeto no blog da escola, juntamente fotografias dos
trabalhos realizados.
Recursos
Tecnológicos Utilizados:
· Computadores;
· Projetor Multimídia;
· Câmera Digital;
· Rádio;
Estratégias
utilizadas:
· Vídeo
· Músicas
· Pesquisa
· Discussão
· Leitura de
texto.
· Trabalho
de Grupos
· Produção
de textos
· Produção
de Mural
· Apresentação
das Ações
Recursos Humanos:
· Todos os
professores;
· Todas as
turmas do Ensino Fundamental.
· Todas as
turmas de EJA
Comentários