terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GLOSSARIO ECOLÓGICO



Área de Proteção Ambiental (APA) – Unidade cujo objetivo é conservar a diversidade de ambientes, espécies e processos naturais e o patrimônio natural, visando à melhoria da qualidade de vida por meio da manutenção das atividades socioeconômicas da região.
Assoreamento – Processo em que lagos, rios, baías e estuários são aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas águas das enxurradas ou por outros modos.
Aterro controlado – Aterro para lixo residencial urbano, onde os resíduos são depositados e recebem uma camada de terra por cima.
Aterro sanitário – Aterro para lixo residencial urbano, que deve ser construído de acordo com técnicas sanitárias e ambientais, como impermeabilização do solo e sistemas de drenagem para chorume e gases resultantes da decomposição do lixo (carbônico, metano e gás sulfídrico).
Bacia hidrográfica – Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes, cabeceiras, nascentes, divisores de água, cursos de água principais, subafluentes etc.
Biodiversidade ou diversidade biológica – É a variedade dos seres vivos do nosso planeta e diz respeito a todas as espécies vegetais e animais e aos
microrganismos.
Biosfera – Sistema único formado pela atmosfera (troposfera), crosta terrestre (litosfera), água (hidrosfera) e todas as formas de vida do planeta.
Chorume – Resíduo líquido poluidor, proveniente da decomposição da parte orgânica do lixo e da água da chuva.
Desenvolvimento sustentado – Modelo de desenvolvimento econômico que leva em consideração os fatores social e ecológico.
Ecologia – Estudo das relações dos seres vivos com o meio ambiente.
Ecossistema – Comunidade total dos organismos vivos e o ambiente físico e químico no qual vivem.
Ecoturismo ou turismo ecológico – Atividade turística de lazer, esportiva e educacional realizada em áreas naturais e preservadas.
Educação ambiental – Processo de aprendizagem e comunicação dos problemas relacionados à interação dos homens com o meio ambiente.
Fauna – Conjunto de animais que habitam determinada região.
Flora – Totalidade das espécies vegetais que formam a cobertura de uma determinada região.
Impacto ambiental – Alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, resultante das atividades humanas que afetam, direta ou indiretamente, a qualidade dos recursos naturais e a saúde, a segurança, o bem-estar e as atividades econômicas e sociais da população.
Impacto ecológico – Efeito total que uma mudança ambiental, natural ou provocada pelo homem, produz sobre os ecossistemas de uma região. Por exemplo, a construção de uma represa.
Habitat – Local físico onde um organismo vive e obtém alimento, abrigo e condições de reproducao.
Jusante – Área ou ponto que fica abaixo de outro ao se considerar uma corrente fluvial ou tubulação de agua que segue em direção a foz (final). O contrario de montante.
Mata ciliar – E a porção vegetal que protege as margens dos cursos de agua. E considerada por lei como Área de Preservação Permanente (Lei Federal n◦. 4.771/65).
Manancial – Qualquer corpo de agua (nascente, rio, lago etc.).
Meio ambiente – Tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que e indispensável a sua sustentação.
Montante – Lugar situado acima de outro tomando-se em consideração uma corrente fluvial.
A montante esta mais próxima das cabeceiras (nascente) de um curso de agua, enquanto a jusante esta mais próxima da foz.
Nicho ecológico – Conjunto de características ambientais, como fatores físicos, de alimentação e presença de predadores, que definem o lugar de uma espécie na natureza.
Parques – Unidades de conservação que possuem áreas de grandes extensões delimitadas para a proteção da fauna, da fl ora, dos recursos hídricos e das formações geológicas. São abertos a visitação e devem conciliar a preservação das belezas naturais com atividades de pesquisa cientifica, educação ambiental e lazer.
Patrimônio ambiental – Conjunto de bens naturais da humanidade.
Poluente – Substancia, meio ou agente que provoca, direta ou indiretamente, qualquer forma de poluição.
Poluição – Qualquer interferência danosa nos processos de transmissão de energia em um ecossistema, causada por substancias nocivas (poluentes).
Preservação ambiental – Ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre os seus componentes.
Qualidade de vida – Aspectos que se referem as condições gerais da vida individual e coletiva, como habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação
etc. O conceito refere-se, principalmente, aos aspectos de bem-estar pessoal e social.
Reciclagem – Técnica ou tecnologia que permite o reaproveitamento de um resíduo apos o mesmo ter sido submetido a um tratamento que altere as suas características físico-químicas.
Reflorestamento – Replantio de árvores em áreas florestais desmatadas.
Reservas – Áreas de extensões variáveis caracterizadas pela presença de ecossistemas frágeis, onde é proibida qualquer forma de exploração. Possuem ecossistemas ou espécies da flora e fauna de importância científica. São fechadas à visitação pública. Exemplo: Reserva Biológicado Atol das Rocas.
Resíduos sólidos – Conhecidos popularmente como lixo, ou seja, despejos e restos orgânicos ou não (com exceção de excrementos), como embalagens de papel, latas, madeira, cacos, trapos, cascas de alimentos, resíduos de indústrias e até mesmo aparelhos eletrodomésticos imprestáveis.
RIMA – Sigla do Relatório de Impacto do Meio Ambiente – É feito com base nas informações do Estudo de Impactos Ambientais e é obrigatório para o licenciamento de atividades que provoquem mudanças ambientais, como a construção de estradas, estações de metrô, ferrovias, aeroportos, portos etc.
Unidades de conservação – Áreas criadas com o objetivo de harmonizar e proteger recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população.
Urbanização – O termo pode ter vários significados: concentração de população em cidades ou aumento da população urbana em detrimento da rural; aplicação dos conhecimentos e técnicas de planejamento urbano a uma determinada área; aquisição do modo de vida e de comportamentos urbanos pela população rural.
Fonte: Livro Conto, Canto e Encanto com a Minha História –
Mairiporã – Paraíso Aqui na Terra
Autor – Roberto Ramos
Noovha América Editora. Fonte: Livro Mistérios da Pindorama
Autor – Marion Villas Boas- Editora Biruta

Nenhum comentário: