terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O PLANO CARTESIANO E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA



Ø  JOGO MATEMÁTICO

O PLANO CARTESIANO E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
         O plano cartesiano é feito através da junção de dois eixos, perpendiculares entre si que se cruzam no ponto 0, o qual é a origem de ambos os eixos. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas ou x. O eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou y. Os eixos são divididos em quatro ângulos retos chamados quadrantes enumerados no sentido anti-horário. Cada ponto do plano cartesiano é identificado por um par de números chamados de coordenadas (x e y). Para obter um ponto P, basta traçar as perpendiculares ao eixo x e y.
Os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo constituem as quatro grandes portas do templo, ou do inconsciente humano. Tudo que existe neste mundo só existe pela combinação, pelo arranjo destes elementos básicos. O corpo humano é um exemplo vivo disto: a TERRA é representada pela ossatura, pelos músculos, em fim por toda a massa física de que é feito nosso corpo. A ÀGUA se vê representada em todos os nossos humores, incluindo aí o sangue e a linfa. À semelhança do planeta, dois terços do organismo humano é água. O AR vital para todos é o elemento da respiração e o que nos liga a todo o resto do universo. O FOGO presente na digestão é quem transforma o alimento que ingerimos em ação e movimento.
 CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
- O Plano Cartesiano e seus componentes;
- Conceito de Par Ordenado;
- Inserção e localização de pontos no plano;
- Correlação do Plano Cartesiano com os quatro elementos da natureza.


Ø  OBJETIVO:

A partir de um conjunto de pares ordenados pré-definidos proceder a sua inserção no Plano Cartesiano, correlacionando com aspectos inerentes aos quatro elementos da natureza.

Ø  SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE:

              O jogo pode ser realizado com dois participantes. Inicialmente são providenciados 16 papéis para sorteio com letras de A a Q, correspondentes aos pares ordenados constantes no Plano Cartesiano e aos elementos naturais, segundo a coloração.
             Descrição de uma rodada: Cada participante retira um papel e localiza no Plano Cartesiano o ponto correspondente ao par. Depois, verifica a cor correspondente ao elemento natural da região atingida, marca no Plano e anota os pontos e, seguindo, retira uma carta correspondente à cor sorteada e lê a mensagem contida na carta. A cada retirada, o professor pode comentar o conteúdo lido pelo aluno.
            Ganha o jogo quem fizer o maior número de pontos após a retirada de todos os papéis. Podem ser realizadas até oito rodadas e o professor pode modificar as frases temáticas apresentadas nas cartas correspondentes a cada elemento natural.
Sugestão de frases que podem ser trabalhadas para cada elemento natural. O professor poderá confeccionar cartas separadas por frase ou então confeccionar um painel onde todas as mensagens estejam escritas.

Ø  RECURSOS DIDÁTICOS:

Cartolina, pincel atômico, papel, quadro branco e pincel.
Ø  HABILIDADES TRABALHADAS:
·  Entender e ampliar fundamentos e conceitos;
·  Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;
·  Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;
·  Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
·  Inter-relacionar pensamentos, ideias e conceitos;
·  Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.
·  Companheirismo, respeito e ajuda mútua.

Ø  RESULTADOS ESPERADOS.

Ao final do trabalho espera-se que os alunos compreendam o conceito do Plano Cartesiano e seus componentes, a inserção e marcação de pontos no Plano e evoluam para a construção de gráficos de funções. Ao mesmo tempo, por meio das cores dos quatro elementos da natureza representados no Plano Cartesiano possam conhecer informações sobre o meio ambiente.
Referência Bibliográfica:
DANTE. Luiz Roberto. Tudo é matemática. Ensino Fundamental. São Paulo. Ática. 2005

Nenhum comentário: