O PLANO CARTESIANO E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
Ø JOGO MATEMÁTICO
O
PLANO CARTESIANO E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
O plano cartesiano é feito através da
junção de dois eixos, perpendiculares entre si que se cruzam no ponto 0, o qual
é a origem de ambos os eixos. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas
ou x. O eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou y. Os eixos são
divididos em quatro ângulos retos chamados quadrantes enumerados no sentido
anti-horário. Cada ponto do plano cartesiano é identificado por um par de
números chamados de coordenadas (x e y). Para obter um ponto P, basta traçar as
perpendiculares ao eixo x e y.
Os
quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo constituem as quatro
grandes portas do templo, ou do inconsciente humano. Tudo que existe neste
mundo só existe pela combinação, pelo arranjo destes elementos básicos. O corpo
humano é um exemplo vivo disto: a TERRA é representada pela ossatura, pelos
músculos, em fim por toda a massa física de que é feito nosso corpo. A ÀGUA se
vê representada em todos os nossos humores, incluindo aí o sangue e a linfa. À
semelhança do planeta, dois terços do organismo humano é água. O AR vital para
todos é o elemento da respiração e o que nos liga a todo o resto do universo. O
FOGO presente na digestão é quem transforma o alimento que ingerimos em ação e
movimento.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
- O
Plano Cartesiano e seus componentes;
-
Conceito de Par Ordenado;
-
Inserção e localização de pontos no plano;
-
Correlação do Plano Cartesiano com os quatro elementos da natureza.
Ø OBJETIVO:
A
partir de um conjunto de pares ordenados pré-definidos proceder a sua inserção
no Plano Cartesiano, correlacionando com aspectos inerentes aos quatro
elementos da natureza.
Ø SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DA ATIVIDADE:
O jogo pode ser realizado com
dois participantes. Inicialmente são providenciados 16 papéis para sorteio com
letras de A a Q, correspondentes aos pares ordenados constantes no Plano
Cartesiano e aos elementos naturais, segundo a coloração.
Descrição de uma rodada: Cada participante retira um papel e localiza no
Plano Cartesiano o ponto correspondente ao par. Depois, verifica a cor
correspondente ao elemento natural da região atingida, marca no Plano e anota
os pontos e, seguindo, retira uma carta correspondente à cor sorteada e lê a
mensagem contida na carta. A cada retirada, o professor pode comentar o
conteúdo lido pelo aluno.
Ganha o jogo quem fizer o maior
número de pontos após a retirada de todos os papéis. Podem ser realizadas até
oito rodadas e o professor pode modificar as frases temáticas apresentadas nas
cartas correspondentes a cada elemento natural.
Sugestão
de frases que podem ser trabalhadas para cada elemento natural. O professor
poderá confeccionar cartas separadas por frase ou então confeccionar um painel
onde todas as mensagens estejam escritas.
Ø RECURSOS
DIDÁTICOS:
Cartolina,
pincel atômico, papel, quadro branco e pincel.
Ø HABILIDADES
TRABALHADAS:
·
Entender e ampliar fundamentos e conceitos;
·
Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;
·
Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;
·
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e
informação;
·
Inter-relacionar pensamentos, ideias e conceitos;
·
Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.
·
Companheirismo, respeito e ajuda mútua.
Ø RESULTADOS
ESPERADOS.
Ao
final do trabalho espera-se que os alunos compreendam o conceito do Plano
Cartesiano e seus componentes, a inserção e marcação de pontos no Plano e
evoluam para a construção de gráficos de funções. Ao mesmo tempo, por meio das
cores dos quatro elementos da natureza representados no Plano Cartesiano possam
conhecer informações sobre o meio ambiente.
Referência
Bibliográfica:
DANTE. Luiz Roberto.
Tudo é matemática. Ensino Fundamental. São Paulo. Ática. 2005
Comentários