TEMA: GUERRA E CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE



1.    DISCIPLINA: HISTORIA( 2013)

Na televisão nestas ultimas semanas só falam da possibilidade da Córeia do Norte entrar em guerra, vocês já pensaram nas consequências de uma guerra para o meio ambiente?

TEMA: GUERRA E CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE

A guerra e o meio ambiente
Reprodução
As atividades humanas produzem impactos ambientais em todos os aspectos, principalmente no ambiente sócio-econômico-cultural. Em muitas atividades, a consciência ecológica ajudou a criar práticas de redução desses choques negativos. Leis foram aprovadas e instituições estruturadas. Criaram-se procedimentos e ferramentas como a avaliação de riscos e licenciamento ambiental, que contribuem para prevenir, reduzir ou acabar com tais destruições. Entretanto, esses cuidados ainda não foram estendidos à atividade humana potencialmente mais degradante e poluidora do ambiente.
Dentre todas as atividades humanas, a guerra é a que tem maior possibilidade de gerar consequências negativas e sofrimento para as pessoas e ao meio ambiente.
O alto impacto ambiental das guerras encontra-se presente em todo o ciclo de vida dos conflitos armados: da extração das matérias-primas à indústria de armamentos, passando pelo uso e aplicação desses últimos, até a sua disposição final, constituída pelos resíduos atômicos, químicos e bacteriológicos. Isso sem falar nas consequências tristes dos atos terroristas ou do uso de armas biológicas nas guerras convencionais. Como exemplo, a possível propagação intencional do botulismo, da varíola e do antraz e também o desmatamento ocasionado pelo napalm e outras armas de guerra.
O urânio usado nas balas contamina o ambiente com radioatividade e dissemina doenças como o câncer. A contaminação dos rios e a perda de potencial do solo pela disseminação das minas terrestres, que mutilam pessoas e animais, ou o uso da bomba de nêutrons - a chamada "bomba capitalista" (porque destrói a população mas preserva o patrimônio material), são outros exemplos do potencial de degradação e contaminação ambientais causados pelas atividades bélicas.
O emprego da força e da violência têm, ainda, custos psicológicos e subjetivos importantes e nem sempre considerados, retardando ou prejudicando o desenvolvimento do ser humano devido ao ódio, aos ressentimentos e mágoas que provocam e se multiplicam.
Procedimentos como as avaliações de impacto e licenciamento ambiental deveriam ser objetos de acordos internacionais obrigatórios, visando o bem da humanidade. Isso ajudaria a desenvolver a consciência humana a respeito das consequências da guerra.
A aplicação rigorosa dos procedimentos de avaliação prévia de impactos ambientais às atividades bélicas poderia levar, no limite, à sua inviabilização. Isso implica o exorbitante aumento de seus custos, e a extensão do tempo para a busca de consenso em torno da sua necessidade e seu eventual preparo. Nesta fase, inclusive, poderiam e deveriam ser colocadas em prática todas as técnicas diplomáticas e de mediação e resolução não-violenta de conflitos, com vistas a evitar os embates.
Essas podem ser ideias utópicas, mas merecem ser consideradas, já que todas as guerras constituem um fator destrutivo para o ambiente e, consequentemente, para o ser humano. As destruições só serão abolidas quando se tornarem psicologicamente intoleráveis, da mesma forma como a abolição dos escravos.
Na fase atual da evolução humana, a ética social costuma seguir os valores mercantilistas e capitalistas. A crescente pressão sobre os recursos naturais como água, flora e fauna, o solo, as florestas e especialmente o petróleo (base da matriz energética da civilização contemporânea), vem potencializando o risco de conflitos e propagando a violência entre as sociedades e grupos sociais.
Nesse contexto, o próprio poder de degradação ambiental das guerras poderá tornar-se um fator adicional que acabará por levar à extinção deste último. Esta será uma forma de resolver qualquer conflito, mas, acredito, acontecerá em um estágio mais avançado de evolução humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dinâmicas para começar as aulas AJA (alfabetização de Jovens e Adultos)_

Dinâmica para trabalhar com o tema: PAZ

Valores por meio de dinâmicas