Como fazer o Conselho de Classe
Introdução:
Muitos não sabem para o que
ele serve. Outros nunca participaram de um. A grande maioria nem quer ouvir
falar nele. E é quase um consenso geral de que ele não serve para nada ! Você
sabe do quê estou falando? Se respondeu:
Conselho de Classe, acertou !
Agradeço a todos os
Professores que colaboraram postando comentários no nosso blog e compartilhando
suas experiências no que se refere a participação nos Conselhos de Classe,
inclusive com algumas sugestões muito pertinentes e interessantes. Espero que
todos tenham lido. Afinal é esta a ideia do SOS Professor, ser um espaço
colaborativo, um ambiente onde possamos compartilhar aprendizados e enriquecer
nossa prática.
Conselho
de Classe que não resolve nada:
O vídeo “ Conselho de Classe”
que é um trecho do filme Entre os Muros da Escola, reflete bem a realidade da
grande maioria das nossas Escolas, excetuando pela participação das alunas
representantes de sala, o vídeo é uma cópia, sem tirar nem por, do que
vivenciamos nos Conselhos de Classe pelo Brasil afora.
O grupo reúne-se e então os Professores
sentem-se livres para manifestarem-se sobre os alunos. Os diálogos versam
sempre sobre o comportamento e problemas de indisciplina do aluno, tendo seu
desempenho e sucessos desconsiderados.
São diálogos entrecortados de comentários, opiniões, juízos de valor,
julgamentos, preconceitos e achismos. Onde todos buscam o apoio e anuência uns
dos outros como que para validar as afirmações feitas.
Muitas vezes o fracasso do
aluno é atribuído a causas psicológicas e então são emitidos juízos de valor baseados
no senso comum e não em laudos diagnósticos ou fonte segura que o ampare. Ao
invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação pedagógica, e a
eficiência da prática pedagógica do professor, o Conselho presta-se apenas para
apontar e julgar comportamentos.
Neste modelo de Conselho de
Classe, nada de fato é discutido e de fato nada é solucionado. Todos desabafam,
todos discorrem livremente suas angústias, alguns nem falam pois não são
apoiados nas suas colocações, então tudo fica na mesma.
Qual a finalidade do Conselho
de Classe:
Antes de debatermos como deve
ser realizado um Conselho de Classe, preciso esclarecer qual é a finalidade do
mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião, para quê ela é
realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão.
A palavra “ conselho” vem do
latim consiliu e, conforme o Dicionário
Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes significados: 1 Juízo, opinião,
parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3
Tribunal. 4 Reunião ou assembleia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função
consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios
particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou
secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do
ensino.
Assim, é correto afirmar que
quem aconselha deve ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento,
domínio próprio, autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma
fica claro que ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de
Valores, ou a Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É
preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações.
Daí a importância da Educação
Continuada, pois , especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não
podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa de gente que não está
preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não
apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados
sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem
de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um certificado.
Fiz esse recorte para que você
compreenda que um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de
Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor,
discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas
quais questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ?
Bem, o Conselho de Classe é
uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo
ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho
dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação
da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim
de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Reflita por um momento: um
Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de
deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções,
incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá
contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da Equipe ou da
Instituição.
Que tipo de Conselheiro você
desejaria ter ao seu lado no próximo Conselho de Classe ?
Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:
A grande maioria das Escolas
está utilizando um modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não
atende totalmente aos objetivos de um Conselho de Classe, o qual não se restringe apenas a discutir notas ou comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve
contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem
discutidas no Conselho de Classe:
Aprendizagem dos alunos
Desempenho dos docentes
Resultados das estratégias de ensino
empregadas
Adequação da organização curricular
Outros aspectos referentes a esse processo
Abaixo algumas sugestões para
você estruturar seu próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a Turma:
– Rendimento Turma: logo após as provas
realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o
avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (média geral da sala),
comportamento, participação, comprometimento, etc.
– Rendimento Professor: peça para a turma
Avaliar o seu Desempenho no que
refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de
Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.
– Metas/Combinados: discutam
intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção
dos problemas levantados por ambos os lados
. Diagnóstico da Turma:
Você já elaborou o diagnóstico
de cada aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha
e leve para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem
discutidos. Aborde o rendimento
pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras questões que estão
interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu aluno, porém os
demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de determinados
detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a melhor
intervenção.
. Conselho em 2 Atos:
Neste caso o Conselho seria
realizado em 2 momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença
de Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.
Obs: Caso a Turma já tiver
realizado o Pré Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a
necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2 Atos.
1º. Ato: Participação
Representantes de Turma (debate de
questões relativas a Turma)
Neste momento ocorreria a
participação de Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre
as mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que
refere-se a didática do Professor, metodologia, postura, etc.
Os Professores, por sua vez,
colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos
debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem
adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este
momento seria finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas com
Professores. Neste momento o Conselho seria realizado apenas com os
Professores, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais
dos alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma
oportunidade de reunir os professores
com o objetivo de refletir sobre a
aprendizagem os alunos e o processo de ensino.
Pedir que os alunos se
avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os
professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o
conselho deve começar com a autocrítica dos professores.
O que o professor diz na
autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as
dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros
professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação
dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e
sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe
contemplando seus reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:
• Promove
uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza
o progresso individual do aluno, seu comportamento cognitivo, afetivo e social;
•
Reconhece o contexto familiar em que o aluno está inserido;
•
Incentiva a autoanálise e autoavaliação dos profissionais de ensino;
•
Propicia mudanças tanto na prática docente,
no currículo e na dinâmica
escolar;
•Traça
metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que
contribuem para o fracasso escolar, tais como a negligência da família, a
capacitação deficiente, a falta de estrutura, a indisciplina, etc, etc.
Por outro lado não podemos
cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume
nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais
condições de um instrumento que a escola
já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.
Bibliografia :
DEMO, Pedro. Avaliação
Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e
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HOFFMANN, Jussara. Avaliar
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PATTO, M. H. S. Psicologia e
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Queiroz, 1987.
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Queiroz, 1990.
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