Tipos de Ditado Oficina: Produção Textual - Sugestões de Ditado
Alguns tipos de ditado:
DITADO ORAL PELO PROFESSOR:
Palavras, frases ou pequenos
textos: o ditado deve conter no máximo 5 ou 6 palavras, se for de frase, que
seja de apenas uma; se for de textos que seja uma quadrinha, uma estrofe ou
refrão de uma música... (é importante que o conteúdo do ditado esteja
contextualizado e tenha significado para o aluno)
1-DITADO MUDO (com
acompanhamento do professor)
São aqueles em que os alunos têm
que nomear figuras; se possível que elas sejam do mesmo campo semântico, como
por exemplo: nomes de brinquedos, nomes de frutas, nomes de doces, nomes de
materiais escolares, nomes de cores, nomes de partes do corpo...
2-DITADO ORAL DE ALUNOS PARA
ALUNOS:
Exemplo: Dividir a turma em
grupos; cada grupo dita 2 palavras para que os outros grupos discutam sobre
como escrevê-las. Nos grupos, elas comparam as escritas. No final, o professor
faz a análise das palavras no quadro discutindo com a turma sobre a escrita delas.
3-DITADO COM LETRAS TROCADAS:
O professor dita uma palavra
(GATO) e depois dita outras duas ou três em que os alunos terão que trocar
apenas uma letra ou uma sílaba. Exemplo: GATO, RATO, PATO; NELA, TELA, SELA,
GELA, DELA; CASA, LISA, PISA...
Ao realizar a análise das
palavras no quadro, é importante que o professor chame a atenção dos alunos
para as semelhanças e diferenças entre as palavras.
4-DITADO – ALUNOS PARA PROFESSOR:
Os alunos ditam as palavras para
o professor e esse problematiza coletivamente como a palavra deverá ser
escrita.
5-DITADO DE TEXTOS:
Depois de brincar com uma
quadrinha, música, parlenda... os alunos vão ditar para o professor. O
professor deve induzir os alunos a comparar os modos como falamos e os modos
como escrevemos. E ao mesmo tempo deve criar situações para que os alunos
possam refletir sobre a relação das letras com os seus sons.
Logo após, os alunos podem copiar
no caderno o que foi ditado. Aqui é importante que o professor esteja atento ao
traçado das letras e para a função da cópia. Como por exemplo, vamos copiar
para ler em casa ou para não esquecer.
6-DITADO DE LACUNAS:
Os alunos recebem um texto
significativo (músicas, quadrinhas, parlendas, receitas, poesias, poemas...)
com algumas lacunas. O professor, junto com os alunos vai lendo o texto. Ao
ouvirem o que deve preencher as lacunas, os alunos devem escrever as palavras,
e a escrita das mesmas será analisada logo após a atividade.
7-DITADO – COISAS VISTAS:
Planejar junto com os alunos uma
aula-passeio nos arredores da escola. Combinar o que deverão escrever (vai
depender dos objetivos do professor). Ao retornar para a sala de aula, fazer a
análise das palavras escritas. Depois os alunos deverão registrá-las no caderno
ou em outro material combinado.
8-DITADO COM ALFABETO MÓVEL OU
SÍLABAS MÓVEIS:
O professor dita uma palavra e os
alunos a escrevem utilizando as letras móveis ou sílabas móveis. Para essa
atividade, é importante que o professor esteja observando, principalmente,
aqueles alunos que ainda estão apresentando dificuldade para compreenderem o
funcionamento do sistema de escrita. O professor deve desafiá-los a fazer a
leitura do que escreveram e fazer as trocas necessárias.
9-DITADO DE OBJETOS:
O professor prepara um saco ou
uma caixa de objetos (a escolha desses objetos deve estar de acordo com os
objetivos do professor). Combinar as etapas da atividade com os alunos. Cada
aluno deverá tirar um objeto do saco ou da caixa, a um sinal do professor todos
deverão falar pausadamente o nome do objeto que tirou. Depois deverá escrever o
nome do objeto (é importante que o aluno fale o nome do objeto e pense no seu
nome).
10-DITADO COM DADOS:
Materiais:
Cartaz dividido em 12 partes
numeradas e com figuras coladas nelas
Lápis e papel para escrever
Dois dados
Como jogar:
1. Sentar em círculo
2. Falar os nomes de todos os
desenhos que estão no cartaz
3. Jogar os dois dados ao mesmo
tempo e somar a quantidade de pontos
4. Procurar no cartaz o número
que representa a quantidade de pontos e escrever o número e o nome da figura
que está lá
5. Jogar os dados 5 vezes
Atenção!
A professora que irá jogar os
dados.
11-DITADO DO TEXTO:
Depois de trabalhar um texto, o
professor copia algumas palavras em fichas e coloca-as num “saquinho”.
O professor vai combinar com os
alunos que irá falar 5 palavras ou uma frase do texto para eles escreverem.
Exemplo:Trabalhar textos que os
alunos sabem de memória: músicas, parlendas, quadrinhas etc.
Nota: Depois da análise dessas
palavras, os alunos irão procurá-las no texto e marcá-las.
12-DITADO EM SÍLABAS:
De acordo com a quantidade de
sílabas das palavras a serem escritas, os alunos desenharão caixinhas no
caderno.
Exemplo:
Se a palavra for ABELHA, os
alunos desenharão três caixinhas.
Os alunos serão desafiados a
escrever a palavra registrando as sílabas nas caixinhas.
13-DITADO COM TÍTULOS DE
HISTÓRIAS LIDAS
Colocar num “saquinho” nomes de
personagens de algumas histórias lidas
Sortear alguns desses nomes
De acordo com os nomes dos personagens,
os alunos deverão escrever o título da história.
Nota: Não deve passar de 3
títulos.
14-DITADO DE NOMES
Colocar num “saquinho” os nomes
dos alunos da turma.
Sortear 3 desses nomes para os
alunos escreverem.
etc.
O DITADO SERVE PARA:
ü Refletir sobre a escrita alfabética através da
análise das palavras.
ü Refletir sobre as regularidades ortográficas, com
situações de comparação entre os modos como as palavras foram escritas pelos
alunos e os modos como elas devem estar escritas.
ü Melhorar a caligrafia, quando é proposto o ditado
de uma lista de palavras, de uma frase, de um bilhete...que vai ser usado em
outra situação e vai ser entregue a um destinatário fora do contexto da sala de
aula.
ü Ser suporte para a realização de outras atividades
e para o ensino de outros conteúdos da Língua Portuguesa.
ü A realização de uma avaliação diagnóstica,
ajudando a esclarecer quais os conhecimentos que os alunos já possuem em
relação ao sistema de escrita alfabético.
NOTA:
É importante que o ditado não
tenha um fim em si só. A escrita das palavras ou textos ditados precisa ser
refletida junto com os alunos.
Professora Maria de Fátima Silva
Comentários