LEITURA DE TEXTO:
O capitão e os marinheiros
somente sobrevivem ao mar quando atuam de forma harmônica, estabelecendo um
ambiente de intercâmbio, troca, compreensão e auxílio. Numa sala de aula não é
diferente... Como a escola tem como base e firmamento a sala de aula, logo se
estabelece que é nesse espaço que se ganha ou que se perde o jogo. E nesse
sentido vale destacar que o capitão do barco é o professor e os marujos são os
estudantes. Todos sabem e reconhecem que o conhecimento mais amplo sobre a embarcação
e também sobre as técnicas náuticas pertence ao experiente capitão (professor).
Todos também reconhecem que o navio só conseguirá navegar e atingir os portos
nos quais deseja chegar a partir da ação dos marinheiros (alunos).Se o contato inicial desse
capitão com sua tripulação não for bom o que se poderá esperar para as viagens
futuras da referida embarcação? Deve ficar claro para todos que não há
estabilidade plena nos oceanos pelos quais todos irão navegar. Um dia pode ser
de tormenta e o outro pode ser de total calmaria...">Nesse sentido é preciso sempre
quebrar o gelo entre professores e alunos na aula inicial deixando claros
alguns limites e estabelecendo canais de comunicação constantes entre o capitão
e os marinheiros. Conheço professores que afirmam categoricamente que na
primeira aula devem-se mostrar os dentes e dizer com clareza quem manda nesse
espaço coletivo chamado sala de aula; a outros que pretendem ser muito
“chegados” dos estudantes... Discordo totalmente dessas iniciativas. Nem tanto
ao sol, nem tanto a lua...Creio que aos estudantes devem
ser apresentadas ideias importantes quanto às avaliações, a disciplina, os
projetos, a pessoa do educador, a instituição e também relativas ao conteúdo.
Deve-se falar e escutar. Abrir espaço para apresentações, dúvidas, troca de
ideias, sugestões e apreciações dos estudantes quanto ao curso, à escola e
mesmo quanto às propostas do professor.E não é só escutar. Ao professor
cabe anotar as boas ideias e se mostrar disposto a pensar e eventualmente aplicar
algumas dessas contribuições obtidas no contato com seus estudantes. Isso dá
credibilidade, estabelece uma comunicação que aproxima todos os envolvidos no
espaço escolar.Obs: Fragmento do artigo do
Doutor João Luís de Almeida Machado, extraído do site Planeta Educação.BR;">http://profesidney.blogspot.com.br/2011/02/primeiro-dia-de-aula-quebrando-o-gelo.
Comentários