sexta-feira, 7 de abril de 2017

Cultura e Identidade

Este plano de aula foi elaborado pela artista plástica Suca Mattos para a Edição da Revista Onda Jovem - Novembro de 2005.
Cultura e Identidade
Atividade 1
. Conversa coletiva livre com os alunos: o que é cultura para vocês?
. Dividir a turma em pequenos grupos, no máximo quatro alunos. Propor que cada grupo escreva uma definição do que é cultura para eles.
. Em um terceiro momento, coletivamente, os grupos deverão trocar entre si o que escreveram e entregar os textos para o professor.
Atividade 2
. O professor deve retomar as definições dadas pelos alunos e introduzir, por meio de leitura coletiva, a primeira parte do texto As tramas da Identidade, de Tião Rocha (os cinco primeiros parágrafos). O professor deve ressaltar para os alunos, nesta leitura, os conceitos de cultura que o autor propõe no texto, comparando-os com as definições dadas pelos alunos, questionando-os sobre se concordam ou não com as opiniões do autor e por quê.
Atividade 3
. Dividir novamente a turma em pequenos grupos formando sete grupos. Entregar, para cada grupo, o texto de Tião Rocha. Cada grupo deve fazer uma leitura cuidadosa da segunda parte do texto ("A seguir comentamos esses indicadores...").
. Propor então que cada grupo fique com um tema:
Grupo 1: as formas organizativas
Grupo 2: as formas do fazer
Grupo 3: os sistemas de decisão
Grupo 4: as relações de produção
Grupo 5: o meio ambiente
Grupo 6: a memória
Grupo 7: a visão de mundo
. Cada grupo deverá fazer um trabalho em colagem ou construção com sucata, baseado no texto, que simbolize cada tema. Material: jornal, papéis, cola, fita crepe, barbante, tinta guache, caneta hidrográfica, sucatas variadas.
Atividade 4
. Apresentação do trabalho feito pelos grupos para toda a classe. Cada grupo deverá escolher um representante para explicar como o grupo chegou àquele produto.

Atividade 5
. Finalizada a apresentação o professor deve fazer uma avaliação coletiva, levantando os conceitos de cultura aprendidos e salientando a participação de todos no processo de aprendizagem entre o grupo. Deve apontar, principalmente, o exercício de construção e transmissão de conhecimento vivido pelos alunos nestas atividades, lembrando-os que isso é participar da criação de cultura.
. O professor pode sugerir que cada aluno faça uma auto-avaliação, escrevendo um pequeno texto com a seguinte orientação: O que aprendi nestas atividades? Como participei nos trabalhos em grupo?
Sugestões de leitura para o professor:
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte, a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998
PENTEADO, Heloisa Dupas. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo, Cortez, 2003

SAVATER, Fernando. Ética para meu Filho. São Paulo, Martins Fontes, 2002

Nenhum comentário: