Cultura e Identidade
Este plano
de aula foi elaborado pela artista plástica Suca Mattos para a Edição da
Revista Onda Jovem - Novembro de 2005.
Cultura e
Identidade
Atividade
1
.
Conversa coletiva livre com os alunos: o que é cultura para vocês?
. Dividir
a turma em pequenos grupos, no máximo quatro alunos. Propor que cada grupo
escreva uma definição do que é cultura para eles.
. Em um
terceiro momento, coletivamente, os grupos deverão trocar entre si o que
escreveram e entregar os textos para o professor.
Atividade
2
. O
professor deve retomar as definições dadas pelos alunos e introduzir, por meio
de leitura coletiva, a primeira parte do texto As tramas da Identidade, de Tião
Rocha (os cinco primeiros parágrafos). O professor deve ressaltar para os
alunos, nesta leitura, os conceitos de cultura que o autor propõe no texto,
comparando-os com as definições dadas pelos alunos, questionando-os sobre se
concordam ou não com as opiniões do autor e por quê.
Atividade
3
. Dividir
novamente a turma em pequenos grupos formando sete grupos. Entregar, para cada
grupo, o texto de Tião Rocha. Cada grupo deve fazer uma leitura cuidadosa da
segunda parte do texto ("A seguir comentamos esses indicadores...").
. Propor
então que cada grupo fique com um tema:
Grupo 1:
as formas organizativas
Grupo 2:
as formas do fazer
Grupo 3:
os sistemas de decisão
Grupo 4:
as relações de produção
Grupo 5:
o meio ambiente
Grupo 6:
a memória
Grupo 7:
a visão de mundo
. Cada
grupo deverá fazer um trabalho em colagem ou construção com sucata, baseado no
texto, que simbolize cada tema. Material: jornal, papéis, cola, fita crepe,
barbante, tinta guache, caneta hidrográfica, sucatas variadas.
Atividade
4
. Apresentação
do trabalho feito pelos grupos para toda a classe. Cada grupo deverá escolher
um representante para explicar como o grupo chegou àquele produto.
Atividade 5
.
Finalizada a apresentação o professor deve fazer uma avaliação coletiva,
levantando os conceitos de cultura aprendidos e salientando a participação de
todos no processo de aprendizagem entre o grupo. Deve apontar, principalmente,
o exercício de construção e transmissão de conhecimento vivido pelos alunos
nestas atividades, lembrando-os que isso é participar da criação de cultura.
. O
professor pode sugerir que cada aluno faça uma auto-avaliação, escrevendo um
pequeno texto com a seguinte orientação: O que aprendi nestas atividades? Como
participei nos trabalhos em grupo?
Sugestões
de leitura para o professor:
MARTINS,
Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do
Ensino de Arte, a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo:
FTD, 1998
PENTEADO,
Heloisa Dupas. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo, Cortez, 2003
SAVATER,
Fernando. Ética para meu Filho. São Paulo, Martins Fontes, 2002
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