Cultura e Identidade

Este plano de aula foi elaborado pela artista plástica Suca Mattos para a Edição da Revista Onda Jovem - Novembro de 2005.
Cultura e Identidade
Atividade 1
. Conversa coletiva livre com os alunos: o que é cultura para vocês?
. Dividir a turma em pequenos grupos, no máximo quatro alunos. Propor que cada grupo escreva uma definição do que é cultura para eles.
. Em um terceiro momento, coletivamente, os grupos deverão trocar entre si o que escreveram e entregar os textos para o professor.
Atividade 2
. O professor deve retomar as definições dadas pelos alunos e introduzir, por meio de leitura coletiva, a primeira parte do texto As tramas da Identidade, de Tião Rocha (os cinco primeiros parágrafos). O professor deve ressaltar para os alunos, nesta leitura, os conceitos de cultura que o autor propõe no texto, comparando-os com as definições dadas pelos alunos, questionando-os sobre se concordam ou não com as opiniões do autor e por quê.
Atividade 3
. Dividir novamente a turma em pequenos grupos formando sete grupos. Entregar, para cada grupo, o texto de Tião Rocha. Cada grupo deve fazer uma leitura cuidadosa da segunda parte do texto ("A seguir comentamos esses indicadores...").
. Propor então que cada grupo fique com um tema:
Grupo 1: as formas organizativas
Grupo 2: as formas do fazer
Grupo 3: os sistemas de decisão
Grupo 4: as relações de produção
Grupo 5: o meio ambiente
Grupo 6: a memória
Grupo 7: a visão de mundo
. Cada grupo deverá fazer um trabalho em colagem ou construção com sucata, baseado no texto, que simbolize cada tema. Material: jornal, papéis, cola, fita crepe, barbante, tinta guache, caneta hidrográfica, sucatas variadas.
Atividade 4
. Apresentação do trabalho feito pelos grupos para toda a classe. Cada grupo deverá escolher um representante para explicar como o grupo chegou àquele produto.

Atividade 5
. Finalizada a apresentação o professor deve fazer uma avaliação coletiva, levantando os conceitos de cultura aprendidos e salientando a participação de todos no processo de aprendizagem entre o grupo. Deve apontar, principalmente, o exercício de construção e transmissão de conhecimento vivido pelos alunos nestas atividades, lembrando-os que isso é participar da criação de cultura.
. O professor pode sugerir que cada aluno faça uma auto-avaliação, escrevendo um pequeno texto com a seguinte orientação: O que aprendi nestas atividades? Como participei nos trabalhos em grupo?
Sugestões de leitura para o professor:
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte, a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998
PENTEADO, Heloisa Dupas. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo, Cortez, 2003

SAVATER, Fernando. Ética para meu Filho. São Paulo, Martins Fontes, 2002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dinâmicas para começar as aulas AJA (alfabetização de Jovens e Adultos)_

Dinâmica para trabalhar com o tema: PAZ

Valores por meio de dinâmicas