Cultura Indígena: Conhecendo,nossas raízes – Tribo Kiriri.
Jose Edivânio Da Silva Santana
COORDENADOR
PEDAGÓGICO DA EJA/TOPA
IDEALIZAÇÃO
Jose Edivânio Da Silva Santana
Kelly Chrystine Guedes Levy
ELABORAÇÃO
PUBLICO ALVO:
Educandos da modalidade EJA das unidades escolares municipais do Ensino
Fundamental 2.
ESCOLAS
ENVOLVIDAS NA AÇÃO:
·
CENTRO
EDUCACIONAL PROFESSORA MARIA FERREIRA DA SILVA
DIRETOR:
MARCOS JOSÉ BITTENCURT DE MACEDO
VICE-DIRETORA
(NOTURNO) : ROSEMERE MENDES EVANGELISTA
PROFESSORES:
Carlos Augusto Dos Santos
Flavio Costa Da Cruz
Lucivânia Olive4ira dos Santos
Maria De Fátima Nunes De Nascimento
Maria Lucia Alves Pereira
Monaliza de Freitas Rios
Robélia Aragão da Costa
Sideilda Almeida Santos
Silvia Bonfim da Silva
·
ESCOLA
MUNICIPAL DULCIDETE MENDES
DIRETORA:
FRANCIGELMA MARIA BATISTA LOPES
PROFESSORES
Ana Cristina Dantas Bacelar
Ana Lúcia do Nascimento
Edna Soares Oliveira de Jesus
João Alberto Pereira da Silva
Maria Nicelma Leite da Silva Almeida
·
ESCOLA
MUNICIPAL PADRE OTAVIO GONÇALVES DA SILVA
DIRETORA:
LEYLA DAYANE DE SOUZA COSTA
COORDENADORA: DORALICE DA CRUZ
ARAÚJO
PROFESSORES
Antônio
Luis Da Cruz Santana
Dulcinea
Santana Da Cruz
Flávia
Da Silva Augusto
Gildazio
Marques De Vasconcelos
José
Adailton Saldanha Borges
José
Raimundo Da Silva
Josinete
Xavier Da Costa
Mariete
Pereira Dos Santos
Ronivaldo
Da Paixão Saldanha Borges
Sueli Ferreira De
Almeida
TEMA: O
INDIO E SEUS COSTUMES
JUSTIFICATIVA
Este projeto
intitulado Cultura
Indígena: Conhecendo, nossas raízes Kiriris, será abordado para
atender a duas demandas: a lei 11.645 que acrescentou a obrigatoriedade do
ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir
a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares e para conhecer
mais a história do município de Nova Soure, logo, que o mesmo tem sua herança
nas aldeias Quiriris que estas terras já ocupavam.
Segundo
o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio
sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e
nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características
individuais e sociais. Na atualidade não temos registros de índios no
município, só encontramos alguns Kiriris no município de Banzae.
Kiriri
é um vocábulo tupi que significa povo "calado",
"taciturno". Essa designação teria sido atribuída pelos Tupi da costa,
aos índios habitantes do sertão. O povo kiriri constitui hoje um grande exemplo
de luta para outros povos indígenas localizados na região Nordeste do país. No
espaço de quinze anos, eles se estruturaram politicamente e promoveram, em fins
dos anos noventa do século passado, a extrusão de cerca de 1.200 não-índios
incidentes na Terra Indígena Kiriri, homologada desde 1990.
A Terra
Indígena Kiriri localiza-se no norte do estado da Bahia, nos municípios de
Banzaê (95%) e Quijingue (5%), em uma região de clima semiárido, faixa de
transição entre o agreste e a caatinga ("boca de caatinga").
Os
núcleos tradicionais de ocupação kiriri - Sacão, Baixa da Cangalha, Cantagalo,
Lagoa Grande, Cacimba Seca - foram substituídos pelos povoados antes ocupados
por regionais: Mirandela, Gado Velhaco, Marcação, Araçá, Pau Ferro, Segredo,
Baixa do Camamu, Baixa da Cangalha ("Biombo"). Apesar serem hoje
poucos no país, os indígenas influenciaram muito a cultura de todos os
brasileiros.
Com
intuito que os estudantes conheçam a herança da cultura dos índios Kiriris, com
valorização de seus hábitos, costumes, crenças, vocabulário, técnicas,
alimentação etc, é que se faz necessário este projeto que além de reconhecer a
história desses sobreviventes da tribo, que um dia foi o berço inicial da
civilização do município de Nova Soure, os professores das unidades pedagógicas
municipais da modalidade EJA do Ensino Fundamental II constataram a necessidade
dos educandos aprofundarem os estudos para preservar a história indígena e
manter viva parte da história de um povo que não tem mais em Nova Soure e que
descobrirem que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e
falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura
indígena a qual é parte integrante de nossas raízes.
Em
contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos
afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além
de proporcionar aos educandos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do
município de Nova Soure a oportunidade de enxergar melhor as características da
nossa própria cultura.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral
ü Proporcionar
aos alunos da modalidade Educação Jovens e Adultos oportunidade de conhecer a
herança cultural deixada pelos indígenas compreendendo a presença da mesma no
nosso dia a dia, enfatizando a importância de respeitar e admirar as culturas
diferentes das suas.
Objetivos
Específicos
ü Pesquisar
sobre a influência indígena em nossa cultura.
ü Analisar
a atual situação indígena e questionar se a mesma pode ser mudada e de que
forma.
ü Conhecer
a história dos índios Kiriris;
ü Reconhecer
a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
ü Valorizar
a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial
e cultural;
ü Conhecer
e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura
indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
Temas transversais envolvidos:
ü Sociedade;
ü Cidadania;
ü Respeito;
ü Cultura.
ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA
ü O povo indígena e sua cultura
ü Heranças que os indígenas nos
deixaram
ü As culturas
indígenas e a sociedade contemporânea.
METODOLOGIA
O projeto será
desenvolvido através de pesquisas, debates, confecção de murais e maquetes,
exposição dos itens pesquisados, visita de campo aos locais das aldeias
indígenas, entrevista entre outros. Além disso, serão
desenvolvidas várias atividades: músicas, leitura de textos informativos sobre
o tema, filmes, pesquisa de dados sobre os índios na Bahia e apresentação dos
trabalhos produzidos pelos os alunos.
a. Culminância
Aula passeio com os alunos da EJA para o
Povoado de Mirandela, no município de Banzaê - Bahia
Tempo previsto: 8h
PROGRAMAÇÃO
MATUTINO
9h as 10h – ESCOLA ESTADUAL
INDIGENA INDIO FELIZ
Relatos da história e de
convivência dos índios.
10h as 11h45min – ESCOLA
ESTADUAL INDIGENA FLORENTINO
Apresentação
de material e projetos da cultura indígena produzidos pelos alunos da aldeia
12h ALMOÇO
VESPERTINO
13h as 16h – ESCOLA ESTADUAL
INDIGENA JOSÉ ZACARIAS
ALDEIA KIRIRI – MIRANDELA
·
Apresentação de dança do Toré - alunos
indígenas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
·
Dramatização da história dos Kiriris, lutas e
resistências;
·
Conversa com cacique;
·
Exposição do artesanato da cultura indígena;
AVALIAÇÃO
Cada Professor fará a avaliação de seus alunos de forma contínua,
através de observação diária, durante a realização das atividades propostas e
por meio da aula passeio
REFERÊNCIAS
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kiriri/705
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