Tempos de paz
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Que fazer quando as necessidades ou
desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
Pode haver discussões, palavras
irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
Isso pode durar muito tempo ou pouco
tempo. Até um dos lados ganhar. Até conseguir o que quer ou precisa e o
outro lado desistir.
Mas pode acontecer algo completamente
diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que
querem ou precisam e por que razão… Em que um escuta o que o outro tem a dizer.
Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados
possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte…
Às vezes, pessoas alheias ao
problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou
infringindo as regras do debate.
Podem sugerir maneiras de resolver o
problema de modo que a paz não se interrompa.
E às vezes, entre dois caminhos
inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a
princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
O terceiro caminho talvez até seja
melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.
Katherine Scholes
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?R.:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
3) Quem é o autor do texto?
R.:
4) Qual é o tema do texto?
R.:
5) Quantas frases contém este texto?
R.:
6) O que pode levar a guerra?
R.:
7) De que maneira, segundo o texto, pode-se chegar à paz?
R.:
8) Observe a frase abaixo retirada do texto e responda:
“Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.”
A) Pinte o verbo da frase, depois escreva-a abaixo.
R.:
B) Qual é o sujeito da frase?
R.:
C) Sublinhe o predicado.
R.:
Comentários