terça-feira, 25 de outubro de 2016

Método 3 de 3: Ensinando Adultos




1.Entenda que ensinar um adulto a ler é uma tarefa difícil.
Os adultos não são tão rápidos para aprender novas habilidades como as crianças, e eles podem achar difícil lembrar dos sons de letras e palavras que uma criança aprenderia facilmente. No entanto, ensinar um adulto a ler também é uma experiência extremamente gratificante. Você só vai precisar de tempo e uma quantidade considerável de paciência.
    • Ao contrário das crianças, os alunos adultos não podem passar várias horas em uma sala de aula todos os dias. Se eles estão lutando para lidar com o trabalho e a vida familiar, terão apenas algumas horas por semana, no máximo, para praticar sua leitura. Isso pode prolongar significativamente o processo de aprendizagem.
    • Adultos analfabetos também podem ter tido emoções e experiências negativas associadas à sua incapacidade de ler, o que pode ser difícil de superar.
2Avalie a capacidade deles.
Para descobrir por onde começar, você vai precisar avaliar a capacidade de leitura atual do aluno. Esta pode ser uma avaliação profissional ou simplesmente pedindo ao aluno para fazer uma leitura ou escrita do que ele já sabe, e tomando nota de onde ele/ela tem mais dificuldades.
  • Continue observando o nível do seu aluno ao longo do processo de aprendizagem.
  • Se ele ou ela sempre luta com uma habilidade ou conceito em particular, tome isso como um ponto de partida para ajudar a trabalhar essa habilidade.
3Faça-os sentir-se seguros.
O maior desafio de um adulto analfabeto é superar a insegurança quanto à sua capacidade de ler. Muitos adultos sofrem com a falta de confiança e do medo de achar que é tarde demais para aprender a ler. Mostre confiança nas capacidades de aprendizagem que eles têm, e tranquilize-os de que nunca é tarde para começar.
  • Tranquilize-os de que a familiaridade com o Português falado e o vocabulário que eles já possuem, irão desempenhar um papel importante para aprender a ler.
  • Muitos adultos passaram anos escondendo sua incapacidade de ler dos professores, familiares e colegas de trabalho. Faça com que eles saibam que eles não precisam mais ser humilhados ou ficarem com vergonha, e que você respeita a coragem deles em contar com a sua ajuda para aprender a ler.

4Use materiais apropriados.
Ao ensinar adultos, procure por materiais que não sejam muito infantis, ou ao menos pergunte se eles se importam em estudar com materiais infantis. No entanto, tenha em mente que os livros infantis podem ser materiais que facilitam o início do aprendizado, já que eles usam palavras simples e rimas para reforçar a ligação entre os padrões de letras e sons.
  • Lembre-se também de que se você usar materiais muito difíceis ou fora da zona de conforto deles, os leitores adultos podem facilmente sentirem-se desanimados.
  • Utilizar materiais que sejam desafiadores, mas administráveis, irá ajudar a construir a capacidade e a confiança do leitor adulto
5Torne o aprendizado relevante.
Tente usar materiais que sejam interessantes e relevantes para o aluno. Ao usar materiais relevantes, você fará com que o processo de aprendizagem se pareça menos como uma obrigação, e incentivará o aluno adulto ao mostrar a ele as aplicações práticas de aprender a ler.
  • Tente usar os sinais de trânsito, artigos de jornal ou menus de restaurante ao praticar a leitura.
  • Use a tecnologia enviando aos alunos cada palavra nova que eles têm de aprender, via mensagem de texto. Isto torna o aprendizado divertido e relevante para a vida cotidiana.
Dicas
  • Qualquer pessoa pode aprender a ler, não importa a idade ou o nível que foi obtido na escola. Um auxílio próximo, um desejo de aprender e a paciência do professor, irão eventualmente resultar em sucesso.
  • O aluno deve ser motivado e elogiado por qualquer esforço.
  • O assunto deve ser de interesse do aluno. Isso é essencial. Certifique-se de que as ideias/conceitos do material de leitura sejam familiares para o aluno. Fale sobre o texto antes da leitura.
  • Pequenas lições frequentes são mais valiosas e cansam menos o professor e o aluno. Lições diárias serão mais bem sucedidas. A familiaridade com o processo dará os melhores resultados.
  • Vá por partes.
  • Uma abordagem para a leitura pode não ser bem sucedida para todos os alunos. Muitas vezes, uma combinação de métodos é a melhor ideia.
http://pt.wikihow.com/Ensinar-Algu%C3%A9m-a-Ler

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